top of page

A.I.E (Anemia Infecciosa)

 

    Definição.

 

Anemia Infecciosa Equina (A.I.E) é uma doença infecciosa causada por um lentivírus podendo apresentar-se clinicamente sob as seguintes formas:

-Aguda, Crônica e Inaparente (sendo esta forma mais perigosa pois os animais estão aparentemente saudáveis e portadores de vírus).

 

    Transmissão.

 

A transmissão da doença é feita através do sangue contaminado, isto é, o sangue do animal infectado entra em contato com animal saudável através:

- Da picada de mutucas e moscas do estábulo que é a forma mais comum.

- De objetos contaminados: agulhas, seringas, cabrestos, freios esporas etc.

Não permita ingresso de animais no seu plantel sem resultado de exame negativo para AIE.

 

       Sobre o Exame.

 

O exame oficial  é a prova sorológica de Imunodifusão em Gel de Àgar (IDGA) efetuada com antígeno registrado no MAPA (Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento) e em laboratório credenciado. A leitura é feita 48 horas após a realização do teste com validade de 60 dias após a data da coleta.

É importante salientar que os veterinários devem programar as coletas de modo a obedecer este tempo do exame não prejudicando o ingresso de animais em leilões e exposições, portanto sugerimos enviar as amostras ao laboratório 4 dias antes do evento pois as vezes o laboratório precisa repetir o exame para uma segurança na emissão dos

resultados.

 

       Animais Positivos (PROPRIEDADE INTERDITADA).

 

Quando positivo, o resultado do exame para diagnóstico laboratorial deverá ser encaminhado pelo laboratório, imediatamente, ao SSA (Serviço de Sanidade Animal) da DFA da UF onde se encontra o animal reagente e, eventualmente, para outro destino por ele determinado.

É facultado ao proprietário do animal requerer exame de contra-prova. A contra-prova deverá ser solicitada ao SSA (Serviço de Sanidade Animal) da DFA da respectiva UF, no prazo máximo de 8 (oito) dias, contados a partir do recebimento da

notificação do resultado. A contraprova será efetuada no laboratório que realizou o primeiro exame.

Se o laboratório receber da propriedade que deu positivo outras amostras e estas forem negativas o resultado sai como negativo porém recebe um carimbo nas três vias do(s) exame(s.

O eqüídeo, com idade inferior a 6 (seis) meses, filho de animal positivo, deverá ser isolado por um período mínimo de 60 (sessenta) dias e, após este período, ser submetido a 2 (dois) exames para diagnóstico de A.I.E. e apresentar resultados .

 

                        © 2015 por Rancho Espíndola. Orgulhosamente criado em parceria com  www.ranchoespindola.wix.com/ranchoespindola

bottom of page