Brucelose.
Definição.
A brucelose é uma doença infecto-contagiosa, especialmente importante para fêmeas adultas e prenhes, sendo uma zoonose de grande relevância para a saúde pública.
Esta enfermidade é causada por bactérias aeróbicas, Gram negativas do gênero Brucella spp que acomete os animais mamiferos e há relatos em tartarugas.
É responsável por grandes prejuÃzos no rebanho nacional de bovinos e bubalinos, devido ao aborto, redução da fertilidade e conseqüente queda na produção leiteira.
Transmissão.
Contato direto: Transmissão venérea (monta natural), pessoas que lidam diretamente com os animais (doença ocupacional).
Contato indireto: Ingestão de pastagens, alimentos e/ou água contaminados por restos de aborto, secreções vaginais que contenham brucela, IA.
Diagnostico
Teste de triagem;
-
Teste de Soroaglutinação com antÃgeno.
-
Acidificado Tamponado (AAT).
-
Teste do Anel em Leite (TAL).
Testes Confirmatorios;
-
Teste di 2-Mercaptoetanol (2-ME)
-
Teste de Soroaglutinação em tubos (SAT)
-
Fixação de complemento (FC)
Novos Métodos de Diagnostico;
-
Teste de Elisa Indireto (I-Elisa)
-
Teste de Elisa Competitivo (C-Elisa)
-
Teste de Polarização de Flourescência (FPA)
Exame laboratorial: é essencial pra um diagnóstico definitivo.
Diagnóstico direto: o diagnóstico do agente, quando identificado, possui especificidade de 100%, mas a sensibilidade é muito baixa (resultado negativo não implica em indivÃduos livres de infecção brucélica). É viável apenas para o diagnóstico individual de brucelose, já que sua complexidade e altos custos não compensam sua realização em rebanhos. O isolamento é feito a partir de feto abortado (conteúdo estomacal, mecônio, fragmentos de baço e pulmões), placenta, leite, lÃquido sinovial de articulações comprometidas e sêmen. O material deve ser colhido com o máximo de assepsia e enviado imediatamente, sob refrigeração, ao laboratório.
Diagnóstico indireto: a pesquisa de anticorpos anti-brucela é o principal recurso empregado no diagnóstico da doença. A técnica recomendada oficialmente pelo Ministério da Agricultura é a prova do antÃgeno acidificado tamponado (rosa-bengal, card test), que é muito sensÃvel e de fácil execução. Entretanto, ela só pode ser realizada por veterinários que tenham se submetido a um curso de credenciamento reconhecido formalmente pelo Ministério. Até junho de 2002, porém, ainda será aceita a prova de soroaglutinação rápida em placa, técnica que vem sendo tradicionalmente empregada no PaÃs, mas que foi abolida pela nova legislação publicada em janeiro de 2001.
A prova do antÃgeno acidificado tamponado consiste em se homogeneizar, sobre uma placa de vidro, 0,03 mL de soro e 0,03 mL do antÃgeno (uma gota de cada). Após 4 minutos, movimenta-se suavemente a mistura e, com o auxÃlio de uma fonte de luz por baixo da placa, pesquisa-se a formação de pequenos grumos. A principal vantagem desta prova, com relação à tradicional soroaglutinação rápida em placa, está no fato dela diminuir a ocorrência de falsos positivos. Na técnica anterior, existia a possibilidade de ocorrerem falsos positivos em animais vacinados (tÃtulo vacinal), uma vez que em animais vacinados há um nÃvel maior de anticorpos da classe IgM, quando comparados com animais infectados (predomÃnio de IgG). O pH ácido do antÃgeno empregado nesta prova reduz a reatividade dos anticorpos IgM, mas preserva dos IgG.
O resultado da prova deve ser considerado como reagente ou não reagente, ou seja, foi abolida a condição de "suspeito".
Os animais que reagirem à prova do antÃgeno acidificado tamponado poderão ser submetidos a um teste confirmatório. Esse teste, porém, não poderá ser feito pelo veterinário de campo, mas sim em laboratório de referência credenciado pelo Ministério da Agriculrura. A técnica a ser empregada para esta confirmação é o teste do 2-mercaptoetanol. Para efeito de trânsito internacional e para diagnóstico de casos inconclusivos ao teste do 2-mercaptoetanol, deverá ser empregada a prova de fixação de complemento.
Para o monitoramento da condição sanitária de propriedades que já estejam livres da doença (certificadas), poderá ser feito um teste no leite dos animais, o chamado teste do anel em leite (ring test).
© 2015 por Rancho EspÃndola. Orgulhosamente criado em parceria com www.ranchoespindola.wix.com/ranchoespindola